Academia Brasileira de Treinadores

Bem-vindo ao site de inscrição para o Processo Seletivo da 5ª Edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT)

É com grande satisfação que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) lança a quinta edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT), uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) – área de educação do COB.

Serão disponibilizadas 110 (cento e dez) vagas para treinadores das modalidades olímpicas: BADMINTON, BOXE, NATAÇÃO e TÊNIS DE MESA.

A ABT objetiva complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

O formato pedagógico do CEAR apoia-se em um sistema misto, com aulas presenciais e a distância, além de estágios com treinadores de renome mundial.

Estrutura

O CEAR da ABT desenvolve suas atividades divididas em duas áreas de concentração, sendo a primeira área pré-requisito para a segunda:

  • - Área de Concentração de Desenvolvimento (Identificação, Promoção e Desenvolvimento de Talentos no Esporte);
    • - Área de Concentração de Aperfeiçoamento (Aperfeiçoamento e Aprofundamento no Esporte).

    Caso deseje, o aluno da ABT poderá se formar somente na área de Concentração de Desenvolvimento.

    Já para se formar na Área de Concentração de Aperfeiçoamento, é necessário passar pelo Desenvolvimento.

    Público-Alvo

    O público alvo do CEAR da ABT é o profissional de Educação Física, devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Educação Física (CREF), que atua há, pelo menos, um ano* como treinador de alto rendimento em uma das modalidades oferecidas na quinta edição. Este será considerado "Treinador de Alto Rendimento".

    *Com o objetivo de identificar e dar oportunidade para novos treinadores talentosos, para esta quinta edição do CEAR da ABT, 10% das vagas de cada modalidade serão destinadas a profissionais de Educação Física recém-formados – formados a partir do 2º semestre de 2018 até o 1º semestre de 2019. Este será considerado “Profissional de Educação Física Recém-Formado”.

    Será considerado elegível o candidato que atenda aos seguintes critérios:

    Critérios para Treinadores de Alto Rendimento:

    • a) Ser profissional de Educação Física, devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Educação Física, conforme art. 1º da lei federal 9.696 de 1998, e habilitado em uma das seguintes situações:
                   I. Profissionais com habilitação Plena (egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado);
                   II. Profissionais com habilitação Bacharel (egressos dos cursos de bacharelado);
                   III. Profissionais com habilitação Provisionado (com a atuação na modalidade esportiva na qual irá se inscrever para o Processo Seletivo 2019 da ABT);

    • b) Possuir, pelo menos, 01 (um) ano de experiência como treinador de alto rendimento em uma Organização Esportiva ou Educacional, na modalidade na qual irá se inscrever para o Processo Seletivo 2019 da ABT;
    • c) Apresentar suficiência para leitura e compreensão de textos em espanhol ou inglês.

    Critérios para Profissionais de Educação Física Recém-Formados:

    • a) Ser profissional de Educação Física, devidamente registrado no respectivo Conselho Regional de Educação Física, conforme art. 1º da lei federal 9.696 de 1998, e habilitado na seguinte situação:
                   I. Profissionais com habilitação Plena (egressos dos cursos de licenciatura e bacharelado);
                   II. Profissionais com habilitação Bacharel (egressos dos cursos de bacharelado).
      • b) Ter se formado em Educação Física exclusivamente no período referente ao 2º semestre de 2018 ao 1º semestre de 2019;
      • c) Apresentar suficiência para leitura e compreensão de textos em espanhol ou inglês.

      Edital

      Programa do Curso

      FAQ (Perguntas Frequentes)

      Seguinte