Programa de Carreira do Atleta - Núcleo de Atletas em Transição de Carreira

É com grande satisfação que o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) lança o Processo de Seleção para o Programa de Carreira do Atleta, para o Núcleo de Atletas em Transição de Carreira, edição 2019 (PCA Transição 2019), uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O PCA é uma iniciativa do COB que visa dar suporte ao atleta em sua formação global. Com abrangência nacional, o Programa se desenvolve por meio de um curso que conduz uma série de atividades voltadas à preparação para a Transição de Carreira do atleta.

O curso tem o objetivo de auxiliar o atleta no seu processo de transição para uma nova carreira. Trabalha com uma atividade central, realizada por meio de um processo de Coaching, que possibilita ao atleta se planejar e se preparar, da maneira adequada, e o ensina a identificar seus pontos fortes e fracos. O resultado desse processo é um Plano de Carreira Individual, que provê ao atleta um suporte personalizado, de acordo com os seus objetivos e as suas necessidades. Para seguir este plano, o curso oferece bolsas de estudos de graduação e pós-graduação (em uma Universidade parceira); bolsas de estudos nos cursos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB); e possibilidades de participação em programas de estágios e trainees em diversas empresas.

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) possui os seguintes objetivos com a realização do PCA Transição de Carreira:

  • 1) Preparar o atleta na transição da carreira esportiva de alto rendimento para uma nova carreira;
  • 2) Fomentar a formação educacional do atleta;
  • 3) Promover o intercâmbio de informações e experiências entre atletas das diversas modalidades e níveis.

O programa do curso está estruturado em dois módulos, conforme detalhados abaixo:

  • Módulo Geral: este módulo é composto por atividades presenciais e a distância, contemplando seminários, palestras e workshops, que trazem temas relevantes para a transição de carreira; além de atendimentos de Coaching e estudos individualizados para cada atendimento. Tem a duração total de seis meses, divididos em 60 horas.
  • Módulo Personalizado: este módulo é composto por um Plano de Carreira Individual, desenvolvido de acordo com as necessidades de cada atleta para alcançar os objetivos pretendidos. Pode variar a duração entre seis meses a cinco anos, dependendo das atividades que cada atleta irá realizar, que podem ser: cursos de graduação e pós-graduação (em uma Universidade parceira); cursos do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB); e programas de estágios e trainees.

Critérios de Elegibilidade:

Atletas que encerraram ou estão em vias de encerrar suas carreiras esportivas e que desejam se preparar para uma nova carreira, de forma planejada e coerente com suas aptidões. Todos os candidatos interessados em ingressar neste Processo de Seleção devem estar enquadrados nos seguintes critérios obrigatórios:

  • • Ser atleta de qualquer uma das modalidades olímpicas que fazem parte do Programa Olímpico de verão 2020 e de inverno 2022;
  • • Ter participado de, pelo menos, 01 (uma) Edição dos Jogos Pan-americanos, ou 01 (uma) Edição dos Jogos Olímpicos, ambos da categoria adulta, na sua modalidade, como atleta;
  • • Estar vinculado à uma Confederação Nacional Dirigente dos Esportes Olímpicos, filiada ao COB;
  • • Ter parado de atuar como atleta no período de até 01 (um) ano a contar da data do Edital do PCA Transição 2019; ou estar se preparando para parar de atuar como atleta, num período de até 01 (um) ano, a contar da data do Edital PCA Transição 2019.

Seguinte