Programa de Carreira do Atleta

É com grande satisfação que o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) lança a quinta edição do Programa de Carreira do Atleta (PCA), uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O Programa de Carreira do Atleta (PCA) do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que visa dar suporte ao Atleta em sua formação global.

O Programa tem abrangência nacional e se desenvolve pela promoção de serviços que possibilitam ao atleta se planejar e se preparar da maneira mais adequada, desde a iniciação da carreira esportiva de alto rendimento até a fase de transição da carreira de atleta profissional para o mercado de trabalho.

O PCA pretende atuar em três principais núcleos: Atletas Jovens Talentosos; Atletas de Alto Rendimento; e Atletas em Transição de Carreira Esportiva. Os atletas são beneficiados por meio de diferentes serviços, visando à promoção educacional e ao suporte na transição de carreira, tais como: oportunidades de estágios, programas de trainee e vivências profissionais; aquisição de bolsas de estudos em diferentes áreas; e processos de Coaching, tudo em busca de um plano de desenvolvimento de carreira profissional.

Nesta edição, o PCA irá atuar no núcleo de Atletas em Transição de Carreira, destinado aos atletas que já encerraram a carreira esportiva ou que desejam se preparar para deixar as atividades de atleta de alto rendimento, de maneira mais planejada e assistida. É a partir do PCA que o COB acredita que poderá dar suporte aos atletas para conquistarem o mesmo sucesso alcançado em suas carreiras esportivas, na fase de transição de carreira e no futuro ingresso no mercado de trabalho.

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) possui sete grandes objetivos com a realização do PCA:

Para atletas em transição de carreira:

  • 1. Fomentar a formação educacional do atleta;
  • 2. Oferecer apoio pedagógico para auxiliar na gestão da conciliação do tempo dos estudos com a carreira esportiva;
  • 3. Promover o intercâmbio de informações e experiências entre atletas dos diversos esportes e níveis;
  • 4. Preparar o atleta fornecendo as ferramentas necessárias para que ele possa desenvolver habilidades, visando obter sucesso no gerenciamento de todos os campos da sua carreira esportiva: desde como lidar com a mídia, patrocinadores e agentes, entre outros fatores periféricos ao seu treinamento;
  • 5. Preparar o atleta na transição da carreira esportiva de alto rendimento para ingressar no mercado de trabalho;
  • 6. Promover experiências profissionais por meio de entrevistas, programa de trainee em empresas para:
    • Experiência na carreira escolhida;
    • Preparação e orientação para o mundo profissional;
  • 7. Promover colocação profissional.

Seguinte