Programa de Carreira do Atleta - Núcleo de Jovens Atletas (Atleta)

É com grande satisfação que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) está lançando a primeira Edição do Programa de Carreira do Jovem Atleta (PCA Jovem), uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação do COB. 

O PCA Jovem se desenvolve por meio de um curso que visa transmitir conhecimentos para que os atletas consigam se preparar, da melhor maneira possível, para construir a sua carreira como atleta de alto rendimento e conquistar o sucesso, em todos os campos das suas vidas.

O conteúdo do curso visa transmitir conhecimentos que irão auxiliar os atletas a lidar com as seguintes situações que ocorrem durante a carreira de alto rendimento, por exemplo: como conciliar o tempo entre treinamento, competições e estudos? Como cuidar da alimentação? Quantas horas eu devo dormir por dia? O que significa overtraining e como perceber os seus sinais?

Dessa forma, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) possui os seguintes objetivos com a realização do PCA Jovem:

  • 1. Prover suporte ao atleta em sua formação global, para que ele esteja melhor preparado para lidar com os desafios que irá encontrar na sua carreira;
  • 2. Fomentar a formação educacional do jovem atleta;
  • 3. Promover o intercâmbio de informações e experiências entre atletas das diversas modalidades e níveis;
  • 4. Orientar treinadores e responsáveis para que possam dar suporte adequado à formação global do atleta.

Para alcançarmos esses objetivos, o primeiro grupo a ser atendido pelo PCA Jovem será composto pelos atletas que irão competir nos Jogos Olímpicos da Juventude 2018 (YOG). Além deles, o COB também abre inscrições para 01 (um) responsável e 01 (um) treinador de cada atleta, reconhecendo assim a grande importância destes no processo de formação dos nossos atletas, principalmente dos jovens em formação.

Acreditamos que a sua participação neste curso é imprescindível para ter acesso às orientações necessárias para passar por este momento da vida da forma mais adequada! E para este apoio, o IOB estará ao seu lado, te oferecendo este suporte!

Seguinte